BENEFÍCIOS DAS GESTÕES POSITIVAS
A dignidade e o crescimento econômico estão associados no oitavo ODS da Agenda 2030 da ONU. Buscar uma gestão positiva com interesses econômicos e comerciais não garante os benefícios apresentados pelas pesquisas sobre as intervenções positivas.
A proposta de uma GP está alinhada a princípios alinhados ao benefício do planeta, das pessoas e de uma prosperidades sustentável. Isto é, ela mantém-se distante de fórmulas que enquadram pessoas em números, padrões ou novos formatos opressores (por exemplo: a ditadura da felicidade ou o fascismo sorridente).
Pessoas em estado mental positivo são 3 vezes mais inteligentes e criativas que as de estado mental neutro e ainda apresentam (46%) mais satisfação no trabalho.
O menor nível de intervenção positiva pode aumentar o capital psicológico positivo da equipe (vontade, otimismo realista, resiliência e autoconfiança) e podem trazer ao menos 2% de retorno financeiro.
(fonte: Fred Luthans - Universidade de Nebraska).
A gestão positiva pode gerar até:
-
300% mais inovação (Harvard Business Review)
-
76% mais engajamento e 74% menos estresse (Paul Zak)
-
51% menos rotatividade (Gallup)
-
50% menos incidentes de segurança (Babcock Marine Clyde)
-
66% de redução nas licenças médicas (Forbes)
-
25% de redução na taxa de burnout (Harvard Business Review)
Empresas adeptas à gestão positiva apresentam:
-
33% mais lucratividade (Gallup)
-
43% mais produtividade (Hay Group)
-
37% mais vendas (Shawn Achor)
O cumprimento das metas e tarefas tornam-se quase 20% maiores entre colaboradores que apresentam um estado mental mais positivo.
fontes: Make it Positive MAG - nº 6